sábado, 14 de agosto de 2010

Gestão Pedagógica

A gestão escolar do ensino público, pelas determinações legais, deve ser pautada pelo principio e pelo método democrático. Todavia, há pouca clareza sobre o que significa a tradução de um em outro, na ação concreta nas escolas públicas. Este texto propõe levantar elementos importantes para se pensar os problemas tanto da compreensão como da efetivação da gestão nas escolas brasileiras.
Um novo sentido se põe para administração da educação nas formas de organização curricular e na gestão das escolas que tem a responsabilidade de formar seres humanos capazes de enfrentar, com dignidade e possibilidades, as complexidades e perplexidades do mundo hodierno. (FERREIRA, 2007).

Diferentemente das instituições sociais a escola tem um papel especifico de transmitir conhecimento que são denominados como escolares, é uma instituição social indispensável criada pela sociedade letrada. Apesar que o processo de ensino- aprendizagem ocorre em todos os ambientes da vida social na família,no trabalho pelas trocas informais.Entretanto a escola tem a função explicita de intervir no processo de aprendizagem logo no desenvolvimento do individuo o que possibilita a reconstrução dos conhecimentos construídos pela humanidade ao longo da história.De acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) os profissionais da educação no seu artigo 67, parágrafo único define que “A experiência docente é pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino”.E o Conselho Nacional de Educação,ao normatizar esse dispositivo da LDB,coloca na Resolução CEB/CNE 03/97,Artigo 3°,parágrafo 1º,”A experiência docente mínima ,pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer funções de magistério,que não a de docência,será de 02(dois)anos e adquirida em qualquer nível ou sistema de ensino público ou privado”.
Essas leis mostram necessidade do diretor ter como foco central o aspecto pedagógico, os administrativos, burocráticos, organizacionais do trabalho na escola devem todos estar voltados para esta questão, pois para oferecer um bom suporte pedagógico direto as atividades de docência é necessário conhecer as relações educativas para exercício dessa função

Um comentário:

  1. Olá!!!
    Gostei muito do texto que você postou,
    também me identifico muito com a área da
    gestão pedagógica.Pena que naão conseguimos
    cursar a disciplina que querámos de gestão.Mas
    ainda vamos conseguir.
    Beijão.

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